Aumentar Tamanho do Texto Tamanho do Texto Selecionado
HOME
Clique em um dos links abaixo
DESENVOLVIMENTO DA VISÃO
CONJUNTIVITES
ALERGIAS
TOXOPLASMOSE
RETINOBLASTOMA
DOENÇAS INFECCIOSAS
AMBLIOPIA
CATARATA CONGÊNITA
GLAUCOMA CONGÊNITO
VISÃO SUBNORMAL
MÁ-FORMAÇÕES
LACRIMEJAMENTO
Clique em um dos links abaixo
PRINCIPAIS PROBLEMAS
RETINOPATIA DA PREMATURIDADE
EXAMES OCULARES
CIRURGIAS OCULARES
NOTÍCIAS
ARTIGOS
APRESENTAÇÃO A MÉDICA FALE CONOSCO ACESSO
A MÉDICA

Oftalmologia voltada para a criança e sua família

A Dra. Lígia Beatriz Bonotto dedica-se aos problemas oculares da infância desde 1992, com atuação voltada para a avaliação integral do histórico familiar.

Na sua prática oftalmológica o histórico dos pais e irmãos é muito importante para buscar o diagnóstico preciso da criança. A família tem papel fundamental tanto na investigação do problema ocular quanto no tratamento e no acompanhamento posterior, por isso recebe todas as informações disponíveis.

A oftalmopediatra também enfatiza o trabalho preventivo, salientando junto aos pais e professores a necessidade de conhecer a visão de suas crianças no que se refere à acuidade visual (distinguir padrões: figuras, letras ou números).

Como a necessidade de óculos ainda é um dos maiores empecilhos para o bom desempenho escolar de muitas crianças, a Dra. Lígia Bonotto cita a importância do exame para detectar a necessidade ou não de óculos. O exame pode ser realizado em qualquer idade e não é necessário que a criança saiba ler para realizar o primeiro exame de grau.

A doutora recebe em seu consultório crianças com os mais variados problemas oculares provocados por altas ametropias (hipermetropia, astigmatismo, miopia), estrabismo e problemas relacionados às síndromes e malformações.

A trajetória acadêmica da Dra. Lígia Bonotto enfoca o estudo de prematuros e crianças atermo, avaliando a visão de pacientes desde o período neonatal até a idade adulta, e orientando para as devidas terapias quando necessário.

Experiência Educacional


-Faculdade de Medicina de Petrópolis - RJ: 1979-1984
-Especialização em Oftalmologia: Hospital Universitário Pedro Ernesto da Universidade do Estado do Rio de  Janeiro (UERJ): 02/1985 - 06/1987
-Mestrado: defendeu tese de Mestrado, em 2003, junto à Universidade Federal do Paraná: Fatores de Risco para o Desenvolvimento da Retinopatia da Prematuridade e a Importância dos Fatores Maternos.
-Doutorado: defendeu tese de Doutorado, em 2012, junto à Universidade Federal do Paraná: Avaliação das Respostas Anatomofuncionais da Retinopatia da Prematuridade após a sua Regressão por Tratamento ou Espontânea em Prematuros com Média de Seis anos de Idade.

Experiência Profissional


-Oftalmologista Pediátrica do Sistema Único de Saúde (SUS) de Joinville de 2005 a 2007.
-Oftalmologista Pediátrica desde 1992
-Oftalmologista responsável pelo screening da ROP na Maternidade Darcy Vargas, em Joinville – SC, de 1992 a 2007.
-Coordenadora do Setor de Baixa Visão de 1996 a 2013 (Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem)
-Oftalmologista do Hospital Sadalla Amin Ghanem - Joinville - SC: de 1987 a 2013
-Realiza pesquisa na área de retinopatia da Prematuridade.
-Defendeu tese de Mestrado, em 2003, junto à Universidade Federal do Paraná: Fatores de Risco para o Desenvolvimento da Retinopatia da Prematuridade e a Importância dos Fatores Maternos.
-Defendeu tese de Doutorado, em 2012, junto à Universidade Federal do Paraná: Avaliação das Respostas Anatomofuncionais da Retinopatia da Prematuridade após a sua Regressão por Tratamento ou Espontânea em Prematuros com Média de Seis anos de Idade.
-Atualmente é responsável pela avaliação dos prematuros no Hospital da Unimed de Joinville (SC) e mantém atendimento em consultório de Oftalmopediatria em Joinville.

Trabalhos Publicados
Prevalência de retinopatia da prematuridade em prematuros atendidos no período de 1992-1999 em Joinville (SC): avaliação dos riscos associados - “screening”. Arq Bras Oftalmol.2007; 70(1): 55-61
Evaluation for maternal risk factors for retinopathy of prematurity in premature babies born at Maternidade Darcy Vargas during the period 1991-1999 - Joinville-SC. Retinopathy of Prematurity _ Is Blindness Preventable? Final Program and Abstract Book. (The meeting is dedicated to the 225th Anniversary of Vilnius University of Medicine). 2006; p. 34

Premiações
Prêmio “Regional Sul” concedido pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), pelo trabalho “Avaliação dos fatores maternos na retinopatia da prematuridade em prematuros nascidos na Mateernidade Darcy Vargas de 1992 a 1999 – Joinville – SC”. Apresentado como Tema Livre no XVI Congresso Brasileiro de Prevenção da Cegueira e Reabilitação Visual. Rio de Janeiro, setembro de 2004.

English Version

 



O conteúdo deste site tem fins informativos e não pretende
substituir a consulta ou tratamento oftalmológico
Política Copyright Sitemap Sintonia Comunicação