Oftalmologia voltada para a criança e sua família
A Dra. Lígia Beatriz Bonotto dedica-se aos problemas oculares da infância desde 1992, com atuação voltada para a avaliação integral do histórico familiar.
Na sua prática oftalmológica o histórico dos pais e irmãos é muito importante para buscar o diagnóstico preciso da criança. A família tem papel fundamental tanto na investigação do problema ocular quanto no tratamento e no acompanhamento posterior, por isso recebe todas as informações disponíveis.
A oftalmopediatra também enfatiza o trabalho preventivo, salientando junto aos pais e professores a necessidade de conhecer a visão de suas crianças no que se refere à acuidade visual (distinguir padrões: figuras, letras ou números).
Como a necessidade de óculos ainda é um dos maiores empecilhos para o bom desempenho escolar de muitas crianças, a Dra. Lígia Bonotto cita a importância do exame para detectar a necessidade ou não de óculos. O exame pode ser realizado em qualquer idade e não é necessário que a criança saiba ler para realizar o primeiro exame de grau.
A doutora recebe em seu consultório crianças com os mais variados problemas oculares provocados por altas ametropias (hipermetropia, astigmatismo, miopia), estrabismo e problemas relacionados às síndromes e malformações.
A trajetória acadêmica da Dra. Lígia Bonotto enfoca o estudo de prematuros e crianças atermo, avaliando a visão de pacientes desde o período neonatal até a idade adulta, e orientando para as devidas terapias quando necessário.
Experiência Educacional
-Faculdade de Medicina de Petrópolis - RJ: 1979-1984
-Especialização em Oftalmologia: Hospital Universitário Pedro Ernesto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ): 02/1985 - 06/1987
-Mestrado: defendeu tese de Mestrado, em 2003, junto à Universidade Federal do Paraná: Fatores de Risco para o Desenvolvimento da Retinopatia da Prematuridade e a Importância dos Fatores Maternos.
-Doutorado: defendeu tese de Doutorado, em 2012, junto à Universidade Federal do Paraná: Avaliação das Respostas Anatomofuncionais da Retinopatia da Prematuridade após a sua Regressão por Tratamento ou Espontânea em Prematuros com Média de Seis anos de Idade.
Experiência Profissional
-Oftalmologista Pediátrica do Sistema Único de Saúde (SUS) de Joinville de 2005 a 2007.
-Oftalmologista Pediátrica desde 1992
-Oftalmologista responsável pelo screening da ROP na Maternidade Darcy Vargas, em Joinville – SC, de 1992 a 2007.
-Coordenadora do Setor de Baixa Visão de 1996 a 2013 (Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem)
-Oftalmologista do Hospital Sadalla Amin Ghanem - Joinville - SC: de 1987 a 2013
-Realiza pesquisa na área de retinopatia da Prematuridade.
-Defendeu tese de Mestrado, em 2003, junto à Universidade Federal do Paraná: Fatores de Risco para o Desenvolvimento da Retinopatia da Prematuridade e a Importância dos Fatores Maternos.
-Defendeu tese de Doutorado, em 2012, junto à Universidade Federal do Paraná: Avaliação das Respostas Anatomofuncionais da Retinopatia da Prematuridade após a sua Regressão por Tratamento ou Espontânea em Prematuros com Média de Seis anos de Idade.
-Atualmente é responsável pela avaliação dos prematuros no Hospital da Unimed de Joinville (SC) e mantém atendimento em consultório de Oftalmopediatria em Joinville.
Trabalhos Publicados
Prevalência de retinopatia da prematuridade em prematuros atendidos no período de 1992-1999 em Joinville (SC): avaliação dos riscos associados - “screening”. Arq Bras Oftalmol.2007; 70(1): 55-61
Evaluation for maternal risk factors for retinopathy of prematurity in premature babies born at Maternidade Darcy Vargas during the period 1991-1999 - Joinville-SC. Retinopathy of Prematurity _ Is Blindness Preventable? Final Program and Abstract Book. (The meeting is dedicated to the 225th Anniversary of Vilnius University of Medicine). 2006; p. 34
Premiações
Prêmio “Regional Sul” concedido pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), pelo trabalho “Avaliação dos fatores maternos na retinopatia da prematuridade em prematuros nascidos na Mateernidade Darcy Vargas de 1992 a 1999 – Joinville – SC”. Apresentado como Tema Livre no XVI Congresso Brasileiro de Prevenção da Cegueira e Reabilitação Visual. Rio de Janeiro, setembro de 2004.
English Version
|