Aumentar Tamanho do Texto Tamanho do Texto Selecionado
HOME
Clique em um dos links abaixo
DESENVOLVIMENTO DA VISÃO
CONJUNTIVITES
ALERGIAS
TOXOPLASMOSE
RETINOBLASTOMA
DOENÇAS INFECCIOSAS
AMBLIOPIA
CATARATA CONGÊNITA
GLAUCOMA CONGÊNITO
VISÃO SUBNORMAL
MÁ-FORMAÇÕES
LACRIMEJAMENTO
Clique em um dos links abaixo
PRINCIPAIS PROBLEMAS
RETINOPATIA DA PREMATURIDADE
EXAMES OCULARES
CIRURGIAS OCULARES
NOTÍCIAS
ARTIGOS - VOCÊ ESTÁ AQUI
APRESENTAÇÃO A MÉDICA FALE CONOSCO ACESSO
Artigos

A importância do Exame de Reflexo Vermelho

31/08/2006 - A Pesquisa do Reflexo Vermelho, também chamada de Teste do Reflexo de Bruckner ou, mais popularmente, Teste do Olhinho, é um exame rápido e simples que deve ser realizado pelo pediatra ou oftalmologista, de preferência, nos primeiros dias de vida do bebê, ou antes de sua alta.

Caso o bebê não tenha feito o exame nas primeiras semanas de vida, poderá fazê-lo posteriormente, em qualquer idade, pois muitas doenças passíveis de diagnóstico precoce podem aparecer mesmo após as primeiras semanas de vida.

A grande importância do exame é a detecção precoce de doenças que comprometem o eixo visual, como a catarata congênita, o glaucoma congênito e as má-formações. Além disso, o exame pode detectar traumas de parto, hemorragias e inflamações/infecções, por exemplo. Veja mais detalhes

Apesar de fundamental para melhorar a qualidade visual da criança e, em alguns casos até evitar o desenvolvimento de doenças fatais, este teste não é realizado de forma obrigatória em todos os hospitais e maternidades do país, como acontece com o Teste do Pezinho. Nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro o Teste do Olhinho tornou-se obrigatório em todos os berçários municipais. Em Santa Catarina passou a ser obrigatório a partir de abril de 2005 (Lei Estadual 13345/2005). O texto da Lei pode ser acessado no site www.mp.sc.gov.br

Logo após a publicação da Lei, pediatras e oftalmologistas de Joinville realizaram um encontro com profissionais de outros Estados, onde organizaram um curso teórico-prático dirigido aos pediatras, neonatologistas e estudantes de medicina do Planalto Norte Catarinense. O encontro foi organizado pelo diretor da maternidade, Dr. Paulo Roberto Furlanetto, o presidente da Sociedade Joinvilense de Pediatria, Dr. Armando Vieira Lorga e a oftalmopediatra do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, Dra. Lígia Beatriz Bonotto. O evento contou com a presença da Dra. Andrea Zin, na época presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica (Rio de Janeiro) e Célia Nakanami, oftalmopediatra da Escola Paulista de Medicina (São Paulo).

A iniciativa contribuiu para que a Maternidade Darcy Vargas passasse a ser a primeira no Estado a cumprir a Lei e realizar o Teste do Olhinho em todas as crianças recém-nascidas, com encaminhamento ao oftalmopediatra, em caso de suspeitas. A participação conjunta de pediatras, oftalmologistas e pais na luta pela prevenção da cegueira é fundamental. O esforço dos especialistas é para que o Teste de Reflexo Vermelho seja obrigatório em todo o Brasil.


Imprimir  


31/08/2006 - A importância do Exame de Reflexo Vermelho




















O conteúdo deste site tem fins informativos e não pretende
substituir a consulta ou tratamento oftalmológico
Política Copyright Sitemap Sintonia Comunicação