Aumentar Tamanho do Texto Tamanho do Texto Selecionado
HOME
Clique em um dos links abaixo
DESENVOLVIMENTO DA VISÃO
CONJUNTIVITES
ALERGIAS
TOXOPLASMOSE
RETINOBLASTOMA
DOENÇAS INFECCIOSAS
AMBLIOPIA - VOCÊ ESTÁ AQUI
CATARATA CONGÊNITA
GLAUCOMA CONGÊNITO
VISÃO SUBNORMAL
MÁ-FORMAÇÕES
LACRIMEJAMENTO
Clique em um dos links abaixo
PRINCIPAIS PROBLEMAS
RETINOPATIA DA PREMATURIDADE
EXAMES OCULARES
CIRURGIAS OCULARES
NOTÍCIAS
ARTIGOS
APRESENTAÇÃO A MÉDICA FALE CONOSCO ACESSO
Ambliopia

Tratamento de ambliopias graves

Nas ambliopias graves (acuidade visual abaixo de 20/200 num dos olhos) podemos fazer o tratamento do tampão e contar com o conhecimento do terapeuta com formação em Visão Sub-normal. Este profissional ajuda o paciente e os pais, utilizando-se de técnicas próprias.

O terapeuta trabalha o olho amblíope com o olho bom fechado pelo tampão. Assim a criança percebe que enxerga deste olho e se encoraja a utilizá-lo em seus afazeres. Notamos uma melhor aderência ao tratamento em pacientes de qualquer idade depois que praticamos esta técnica. Os pais se tranqüilizam e, muitas vezes, conseguem manter o tratamento em casa, completando a terapia.

O tratamento da ambliopia é lento. Depois do resultado alcançado entramos no período do desmame, que é individual. Cada paciente tem seu tempo e nós, enquanto profissionais, estudamos e acompanhamos cada caso e suas particularidades. A grande maioria, que segue o esquema de tratamento, consegue desenvolver a acuidade visual com melhora de 80 a 100%. É muito gratificante para o paciente, os pais e o médico a constatação desse sucesso após tanta luta. No futuro, certamente os pacientes que não realizaram adequadamente o tratamento dirão: “Se eu tivesse tratado quando criança, hoje poderia estar enxergando bem com os dois olhos...”

Autor: Dra. Lígia Beatriz Bonotto
Data: 25/9/2007


Imprimir  


O conteúdo deste site tem fins informativos e não pretende
substituir a consulta ou tratamento oftalmológico
Política Copyright Sitemap Sintonia Comunicação