Nas ambliopias graves (acuidade visual abaixo de 20/200 num dos olhos) podemos fazer o tratamento do tampão e contar com o conhecimento do terapeuta com formação em Visão Sub-normal. Este profissional ajuda o paciente e os pais, utilizando-se de técnicas próprias.
O terapeuta trabalha o olho amblíope com o olho bom fechado pelo tampão. Assim a criança percebe que enxerga deste olho e se encoraja a utilizá-lo em seus afazeres. Notamos uma melhor aderência ao tratamento em pacientes de qualquer idade depois que praticamos esta técnica. Os pais se tranqüilizam e, muitas vezes, conseguem manter o tratamento em casa, completando a terapia.
O tratamento da ambliopia é lento. Depois do resultado alcançado entramos no período do desmame, que é individual. Cada paciente tem seu tempo e nós, enquanto profissionais, estudamos e acompanhamos cada caso e suas particularidades. A grande maioria, que segue o esquema de tratamento, consegue desenvolver a acuidade visual com melhora de 80 a 100%. É muito gratificante para o paciente, os pais e o médico a constatação desse sucesso após tanta luta. No futuro, certamente os pacientes que não realizaram adequadamente o tratamento dirão: “Se eu tivesse tratado quando criança, hoje poderia estar enxergando bem com os dois olhos...”