Em quais casos a toxoplasmose merece tratamento

A toxoplasmose deve ser tratada nos pacientes que apresentarem os sintomas desconfortáveis da doença. Em algumas pessoas com alta imunidade a doença pode regredir espontaneamente em pouco mais de um mês, ou nem apresentar sintomas.

O tratamento, à base de remédios como a sulfadiazida associada à pirimetamina, reduz sensivelmente os sintomas e deve ser mantido por um prazo nunca inferior a três semanas.

O tratamento em gestantes
Caso a mulher apresente os sintomas durante a gravidez, o tratamento médico deve ser urgente, pois há grandes chances de transmissão para o feto, o que pode comprometer sua formação. Para verificar se o concepto foi infectado é realizada, entre a décima sexta e décima oitava semana de gravidez, a coleta (punção) de material do líquido amniótico. Caso haja a presença de componentes do parasita, é iniciado um tratamento intra-útero por meio de potentes remédios administrados para a gestante. Nestes casos, deve ser realizada uma cuidadosa avaliação do médico sobre os riscos e benefícios do tratamento, uma vez que os remédios usados são tóxicos para o bebê. Se o feto não foi infectado, opta-se pela continuidade do tratamento com espiramicina até o final da gravidez, de forma a reduzir os riscos para o bebê. Veja quais são os principais riscos para o feto.

Em todos os casos, a melhor forma de tratamento é o preventivo. Procedimentos simples de higiene reduzem drasticamente os riscos de contaminação. Consumir apenas carnes bem cozidas, lavar muito bem frutas, verduras e legumes antes de ingeri-los, evitar a presença de animais domésticos, especialmente gatos, dentro da residência são alguns dos procedimentos básicos.

Estes cuidados devem ser redobrados durante a gravidez. Atualmente, o exame de toxoplasmose é exigido pelo médico no pré-natal. Assim, é possível avaliar a imunidade da mulher e possíveis procedimentos para evitar a manifestação da doença no período gestacional.